https://www.criarbanner.com.br/criargifs/a/1f588446f6ad0cab9c1cea00b6ec179f.gif

17 de set. de 2011

Ao meu amor gaúcho


Esta noite enluarada
De estrelas salpicadas
De silenciosa brisa sobre a grama
Lá em cima do morro, na choupana
Vou te levar e deitar na minha cama
Não se faça de rogada
Bem sei que em ti corre sangue quente
A paixão que abrasa tua pele
Eu quero sentir e provar me queima

Eu me sinto muito guapo
Eu enfrento os perigos, não me afasto
Sou o gringo que te ama
A estrela-boieira já brilha lá em cima
Ela te mostra o caminho
Minha pala me aquece na espera
Minha prenda venha logo
Quero contigo juntar os trapos

Mais tarde
Antes que o sol levante
No distante horizonte
Vou deixar escancarada a janela
Quero que os raios do Sol
Substitua agora os da Lua
Que esta noite irão te cobrir
Pelos vidros da dela se filtrarão

Negacear é impossível
Erva-caúna é a única que tenho, sorvemos o chimarrão
Orelhano apeado, te levará pela manhã embora
Queixo-duro, tenha cuidado
Envia um chasque quanto tiver chegado
Amada preciosa, jóia rara diamantada
Viva este amor que te dou prenda alva

Do teu amante guapo...

Gerson Araujo Almeida

Vocabulário gaúcho
Guapo: Forte, vigoroso, valente, bravo.
Gringo: Denominação dada ao estrangeiro em geral, com exceção do português e do hispano-americano.
Estrela-Boieira: Estrela d’alva, planeta Vênus.
Pala: Poncho leve, de brim, lã ou seda, de feitio quadrilátero e com as extremidades franjadas
Prenda: A mulher do gaúcho. Mulher bonita, com bons dotes, prendada.
Juntar os trapos - Casar, amasiar-se.
Negacear: Recusar-se, resistir.
Erva-Caúna: Variedade de erva mate de má qualidade, amarga
Chimarrão, bebida feita de folhas de erva-mate
Orelhano: Animal sem marca, nem sinal
Queixo-Duro: Cavalo que não obedece facilmente a ação das rédeas; pessoa teimosa.
Chasque: Recado; mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário